Prevalência e fatores associados à manutenção do aleitamento materno numa capital do sul do Brasil
Prevalence and associated factors with the maintenance of breastfeeding in a capital of southern Brazil
Rev. Saúde Pública St. Catarina; 10 (2), 2017
Ano de publicação: 2017
Estimar a prevalência do aleitamento materno em crianças menores de um ano em 2008 no município de Florianópolis, SC, e identificar os fatores associados à sua manutenção.
Método:
Estudo transversal, no qual foram estudadas 1073 crianças de 0 a 1 ano de idade no município em 2008. A prevalência do aleitamento materno e os fatores associados à sua manutenção foram calculados utilizando testes estatísticos.Resultados:
A prevalência do aleitamento materno foi 74,5%. Das 799 crianças que mantiveram a amamentação, a média de idade foi de 146,9 dias, enquanto que a média de idade das crianças que não mantiveram a amamentação foi de 226,07 dias. Observou-se associação significativa entre aleitamento materno e as variáveis estudadas.Conclusão:
Esse estudo contribui para refletirmos sobre a realidade local do aleitamento materno, evidenciando os fatores associados a sua manutenção. Tais reflexões contribuem para apontar caminhos para aumentar o tempo do aleitamento materno no município.
To estimate the prevalence of breastfeeding in children under one year of age in 2008 in the city of Florianópolis, SC, and to identify the factors associated with its maintenance.