Dinâmica temporal, subtipos e caracteristicas epidemiológicas da infecção pelo hiv-1, Brasil Central
Dinamic temporal, subtypes and epidemiological characteristics of hiv1 infection, Central Brazil
Rev. Saúde Pública Mato Grosso do Sul (Online); 1 (1), 2018
Ano de publicação: 2018
O objetivo deste estudo foi identificar os principais subtipos de HIV-1 circulantes no Mato Grosso do Sul (MS), Brasil Central.
Métodos:
Trata-se de um estudo transversal de séries temporais com dados de laboratório e relato de doença, analisados por período de diagnóstico e variáveis sociodemográficas e clínicas.Resultados:
Subtipo B HIV-1 predominou quando os períodos foram analisados (85,4% vs 85,3%). Além disso, foi detectado um aumento na frequência do subtipo C do HIV-1, mas nenhuma diferença significativa foi observada entre os dois períodos. Após análise univariada, a faixa etária entre 25 e 45 anos (p = 0,004) e o gênero masculino (p = 0,04) mostraram-se associados ao subtipo B HIV-1. Os achados relacionados à resistência do HIV-1 à ARV mostraram que 30,6% dos pacientes diagnosticados com AIDS entre 1985 e 2012, submetidos a testes de genotipagem (212), eram resistentes a mais de três classes de ARVs (MDR).Conclusões:
Estudos sobre a diversidade genética, bem como o perfil de mutações de resistência no HIV-1, são ferramentas importantes para a reconstrução histórica de epidemias regionais, vigilância epidemiológica local e diretrizes de tratamento.
The objective of this study was to identify the major subtypes of HIV-1 circulating in Mato Grosso do Sul (MS), Central Brazil.