Benefícios advindos da técnica de ogawa-kudoh para diagnóstico, controle e avaliação da tuberculose em Mato Grosso do Sul, Brasil
Gains from applying the ogawa-kudoh technique to the diagnosis, control and evaluation of tuberculosis in Mato Grosso do Sul, Brazil
Rev. Saúde Pública Mato Grosso do Sul (Online); 1 (1), 2018
Ano de publicação: 2018
A tuberculose continua sendo grave problema mundial de saúde pública. Seu diagnóstico precoce e tratamento ainda constituem desafios. Entre os recursos diagnósticos, a cultura de Mycobacterium tuberculosis é padrão-ouro.
Objetivo:
Relatar como a semeadura com a técnica Ogawa-Kudoh foi descentralizada em Mato Grosso do Sul e descrever os benefícios de diagnosticar precocemente a doença e a resistência, bem como o uso dos resultados como fonte de pesquisa.Materiais e Métodos:
A técnica foi escolhida por sua simplicidade, sensibilidade e baixo custo, por não requerer centrífuga, estufa ou cabine de segurança biológica e pela facilidade de transporte dos semeados em temperatura ambiente, favorecendo o atendimento de populações distantes dos grandes centros. A descentralização da semeadura ocorreu após identificação ou adaptação de estruturas locais, capacitação de pessoal e fornecimento de insumos. Subsequente apoio técnico, supervisões e monitoramento foram proporcionados.Resultados:
O uso da técnica iniciou-se em 1999 no laboratório do Hospital Porta da Esperança, em Dourados, então único serviço para tratamento de tuberculose em povos indígenas. Gradativamente, expandiu-se a outros municípios e populações. Atualmente, cerca de 60% da população sul-mato-grossense é coberta por este recurso laboratorial, destacando-se populações privadas de liberdade, fronteiriças e de áreas prioritárias para o controle da doença.Conclusão:
A nova rotina contribuiu para o controle da tuberculose no estado, tanto pelo diagnóstico precoce da doença como da resistência a drogas, favorecendo também estudos e avaliações de relevância epidemiológica.
Worldwide, tuberculosis remains a serious public health problem. Its early diagnosis and treatment still constitute challenges. Mycobacterium tuberculosis culture is the gold standard among diagnostic resources.