A formação de sanitaristas como potencializadora da prática profissional no sistema único de saúde
The graduation of sanitarians as an improvement of professional practice in the unified health system

Rev. saúde pública Mato Grosso Sul; 6 (1-2), 2016
Ano de publicação: 2016

A formação em nível da especialização (pós-graduação lato sensu) tem por finalidade aprofundar conhecimentos em determinada área; assim a especialização em saúde pública/coletiva se caracteriza como uma estratégia de fortalecimento da formação de profissionais de saúde para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo:

conhecer a percepção dos egressos dos Cursos de Especialização em Saúde Pública realizados pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, no período 2008-2011, sobre a sua contribuição para a melhoria da prática profissional no SUS.

Materiais e Métodos:

pesquisa qualitativa para a qual se utilizou de questionário para a obtenção de dados, fundamentada em Minayo (1992) e na análise de conteúdo (Bardin, 1979). A pesquisa foi realizada com 13 egressos.

Resultados:

verificou-se unanimidade na afirmação quanto à contribuição do curso para a melhoria da prática profissional, sobretudo no entendimento de que o trabalho no SUS se caracteriza por atuação em equipe, com atenção integral e caráter multiprofissional. A epidemiologia e a vigilância em saúde são apresentadas como técnicas de apoio à gestão, e o planejamento como principal instrumento da função gestora que se revelou como a maior potência do curso. A humanização da atenção e a promoção da saúde se revelaram como as maiores fragilidades do curso, na percepção dos participantes.

Conclusão:

o processo de formação por meio do curso de especialização é uma estratégia para a melhoria da prática profissional no SUS.
The educational degree of specialization (post graduation lato sensu) aims to deepen knowledge in a particular area. Therefore, a specialization in public/community health is characterized as a strengthening strategy to train healthcare professionals to work at the Unified Health System (SUS).

Objective:

To know the perception of graduates from public specialization courses held by the School of Public Health of Mato Grosso do Sul, from 2008 to 2011, about their contribution to the improvement of professional practice at SUS.

Materials and Methods:

Qualitative research using a questionnaire in order to obtain data, which was grounded on the content analysis (Bardin, 1979 end Minayo, 1992) to interpret the answers collected from 13 graduates of specialization courses in public health, that characterized the study sample.

Results:

The course contribution to improve professional practice, especially on the understanding that working at SUS is characterized by team work with integral care and multidisciplinary character, was unanimously stated. Epidemiology and health surveillance are presented as techniques of management support and, planning is the main instrument of the management function, which has proved to be the greater potency in the course. Humanizing care and health promotion were revealed as the largest weaknesses of the course, as perceived by the participants.

Conclusion:

The course is strategic to improve professional practice at SUS.

Mais relacionados