Judicialização da saúde para internação hospitalar no município de Dourados: Um desafio para o SUS
Judicialization of health for non-municipal hospital interior of golden: A challenge for the SUS
Rev. saúde pública Mato Grosso Sul; 6 (1-2), 2016
Ano de publicação: 2016
O direito constitucional à saúde preconizado pela Carta de 1988 não tem sido
suficiente para garantir a efetividade e equidade aos usuários do sistema de saúde pública.
Diante disso, o número de demandas judiciais na saúde aumentaram muito nos últimos anos,
inclusive para internação hospitalar.
Objetivos:
Caracterizar o processo de judicialização na saúde, por meio da verificação dos casos de solicitação de internação hospitalar pelo SUS e do conhecimento do perfil dos pacientes que solicitaram judicialmente leitos de internação, no período de março a setembro de 2015 no município de Dourados.Material e métodos:
Estudo exploratório descritivo através de uma análise documental de dispositivos jurídicos encaminhados à Procuradoria Municipal de Saúde e Central de Regulação de Leitos de Dourados.Resultados:
Predominaram demandas para internações psiquiátricas e UTI-adulto. Os pacientes do sexo masculino apresentaram maior número de casos 28 (62,2%), feminino 17 (37,8%). Prevaleceram a faixa etária de 60 a 79 anos. A microrregião de Dourados foi responsável pela maior parte das solicitações (55,5%). Em 36 (80%) casos, os pacientes encontravam-se hospitalizados no ato da judicialização. Observou-se, que os pacientes procuraram primeiramente as defensorias públicas, seguidos dos ministérios públicos para pleitear seus direitos. O judiciário manifestou-se principalmente em forma de liminar (73,3 %) e ofício (24,4%). As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) foram as principais responsáveis pelas solicitações, entre elas, destacou-se os transtornos psiquiátricos e as doenças cardiovasculares.Conclusão:
O estudo possibilitou conhecer os casos e caracterizar o processo de judicialização no município. Observou-se que Dourados não tem conseguido organizar suas ações de saúde entre oferta e demanda de serviços, sem que haja a intervenção do judiciário e o crescente número de judicialização para internação hospitalar, tem ocasionado grande impacto no orçamento público do município. No entanto, faz-se necessário o desenvolvimento de novos estudos para aprofundar o tema.
The health constitutional law advocated by the Constitution of 1988 has not been
sufficient to ensure the effectiveness and fairness to the users of the public health system. Thus,
the number of lawsuits on health has increased in recent years, including hospitalization.