Cuidado da criança em rede: vivências de gestores, enfermeiros e médicos
Networked Child care: managers, nurses and physicians experiences
Rev. Saúde Pública Paraná (Online); 3 (2), 2020
Ano de publicação: 2020
O objetivo deste estudo é compreender a vivência de gestores, enfermeiros e médicos no cuidado da criança após a implementação da Rede Mãe Paranaense. Trata-se de uma abordagem qualitativa com base nas premissas conceituais da Fenomenologia Social. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário com perguntas semiestruturadas com os referidos profissionais.
Foram identificadas as seguintes categorias:
os “motivos porque” emergiram o processo de implementação da Rede e o cuidado da criança e as peculiaridades do cuidado da criança na nova concepção em Rede. Os “motivos para” desvelou expectativas e limitações para o cuidado da criança na Rede. Assim, evidenciou as necessidades e expectativas dos profissionais em suas ações, relacionado ao cuidado à criança após a implementação da Rede, e manteve-se as implementações tradicionais. (AU)
The objective of this study is to understand the administrators, nurses and doctors experiences in childcare after the implementation of the Mãe Paranaense Network. This is a qualitative approach based on the conceptual premises of the Social Phenomenology. To collect the data, a questionnaire was used with questions semi-structured with these professionals.