Pseudoaneurisma ventricular esquerdo – uma complicação do infarto agudo do miocárdio
Left ventricular pseudoaneurysm - a complication of acute myocardial infarction

Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 31 (supl. 2B), 2021
Ano de publicação: 2021

INTRODUÇÃO:

O pseudoaneurisma ventricular é resultado da ruptura completa de todas as camadas do tecido cardíaco a qual é contida por estrita camada de pericárdio ou tecido fibroso. Entre suas principais etiologias, destacam-se trauma, endocardite infecciosa e a mais frequente, infarto agudo do miocárdio.

MÉTODOS:

Trata-se de um relato de caso acerca da apresentação de pseudoaneurisma ventricular esquerdo após síndrome coronariana aguda. O presente relato foi aprovado pelo comitê de ética local, com consentimento informado assinado.

RESULTADOS:

Reportamos um caso de paciente de 69 anos, admitido por quadro de dispneia importante. Ecocardiograma transtorácico solicitado evidenciou pseudoaneurisma em região apical, medindo 96x116mm associado a derrame pericárdico difuso de grau moderado, com lâmina de 16mm com sinais incipientes de repercussão hemodinâmica. Paciente foi encaminhado a sala cirúrgica. Devido à presença de derrame pericárdico, a equipe cirúrgica optou por realizar a esternotomia mediana em assistência circulatória, no entanto, não se evidenciou tal achado no intraoperatório. Procedeu-se, desta forma, correção cirúrgica do pseudoaneurisma com utilização de pericárdio bovino e ancoragem do orifício ventricular utilizando polipropileno 3-0. Paciente foi encaminhado para unidade de terapia intensiva com alta hospitalar 17°DPO.

CONCLUSÃO:

O presente relato ressalta a importância de considerar o pseudoaneurisma como complicação do infarto do miocárdio, referido como dilema por alguns autores. A apresentação e os exames complementares são inespecíficos e exigem suspeição pela equipe assistente. As complicações decorrentes demandam manejo cirúrgico adequado a fim de evita-las.

Mais relacionados