Uso da inteligência artificial na otimização do diagnóstico e tratamento das síndromes coronárias agudas: a experiência kardia - Neomed
Use of artificial intelligence to optimize the diagnosis and treatment of acute coronary syndromes: the kardia experience - Neomed

Arq. bras. cardiol; 117 (5 supl. 1), 2021
Ano de publicação: 2021

INTRODUÇÃO:

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no Brasil e no mundo, sendo o infarto agudo do miocárdio (IAM) o principal responsável por tal liderança. Um dos fatores determinantes no desfecho do IAM é o tempo para dar início ao tratamento. Um caminho extremamente promissor para a obtenção de diagnóstico e tratamento mais precoces tem sido o uso de inovações tecnológicas.

OBJETIVO:

Avaliar o impacto da aplicação de um hub tecnológico no cenário de dor torácica na sala de emergência.

MÉTODOS:

foram compilados dados obtidos a partir da implementação da plataforma Kardia em 9 hospitais da rede pública de diferentes estados brasileiros dos últimos 4 meses (de maio a agosto de 2021). Tal hub tecnológico, desenvolvido pela startup Neomed, utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar eletrocardiogramas (ECGs) com alta probabilidade de alterações, que devem ser laudados em até 5 minutos pelo cardiologista de plantão na plataforma.

RESULTADOS:

um total de 1.789 ECGs foram inseridos na plataforma Kardia, dos quais 52,8% (945) foram considerados anormais; destes, 8,14% (77) apresentaram alterações compatíveis com eventos isquêmicos (correntes de lesão ou isquemia miocárdica). A mediana da entrega dos laudos foi de 3‘01‘‘.

CONCLUSÕES:

a implementação do hub Kardia no cenário de dor torácica na sala de emergência se mostrou viável e com grande potencial de redução da distância entre sintomas e o tratamento de pacientes com SCA.

Mais relacionados