Comunicação interventricular e aneurisma roto de válvula coronariana direita com fístula para ventrículo direito - um relato de caso
Ventricular communication and ruptured right coronary valve aneurysm with fistula to right ventricle - a case report

Arq. bras. cardiol; 117 (5 supl. 1), 2021
Ano de publicação: 2021

INTRODUÇÃO:

O aneurisma do seio de valsalva ocorre em função da separação ou à falta de fusão entre a camada média da aorta e o anel fibroso da valva aórtica. O diagnóstico geralmente é mais tardio, na 3ª ou 4ª décadas de vida, quando ocorre a ruptura para uma câmara.

RELATO DO CASO:

Paciente 25 anos, masculino, negro, sem comorbidades conhecidas. Admitido em pronto socorro com história de dispneia de evolução há 1 ano, inicialmente classe funcional II e atualmente em III-IV pela New York Heart Association. Apresentava também queixa de dor torácica típica e palpitação esporádica. Ao exame físico de admissão, sopro sisto-diastólico rude 6+/6, audível em todos focos, principalmente em bordo esternal esquerdo. Realizado ecocardiograma que evidenciou comunicação interventricular perimembranosa duplamente relacionada quase totalmente ocluída por prolapso da válvula coronariana direita, com orifício efetivo de 2mm e “shunt” esquerdo - direito. Valva aórtica com aneurisma roto na válvula coronariana direita com extensão para via de saída do ventrículo direito e fluxo Ao-VD. Realizado angiotomografia coronariana que demonstrou fístula entre o seio coronariano direito e o ventrículo direito (imagem), medindo 14x12mm, que dista 13 mm da origem da artéria coronária direita. Paciente foi submetido a correção cirúrgica com ventriculosseptoplastia e plastia valvar aórtica. Recebeu alta em boas condições e na última consulta ambulatorial encontrava-se assintomático.

CONCLUSÃO:

Apresentamos um caso de comunicação interventricular com aneurisma de válvula coronariana direita e presença de fístula entre seio coronariano direito e o ventrículo direito. Após exame físico exuberante, o ecocardiograma e a angiotomografia foram fundamentais para confirmar o diagnóstico.

Mais relacionados