Associativismo e Doença de Chagas: uma rede de apoio social para a efetividade do direito à saúde
Associations and Chagas Disease: a social support network for the effectiveness of the right to health

Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 31 (supl. 2), 2021
Ano de publicação: 2021

INTRODUÇÃO:

As últimas décadas do século passado deram lugar a vários movimentos organizados, dentre os quais destacamos as associações de doença de Chagas nacionais e internacionais, que por si próprias e em rede se constituíram em espaços estratégicos e democráticos na luta pela garantia do direito de acesso e efetividade de assistência integral à saúde e a melhores condições de vida aos seus portadores.

OBJETIVO:

Explicitar, demonstrar o processo de criação e desenvolvimento do associativismo nacional e internacional dos pacientes com doença de Chagas.

Metodologia:

Utilizamos a pesquisa participante para promover a interação e envolver os membros e participantes das associações na busca dos seus interesses e análise de sua realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A criação e organização das associações de doença de Chagas e a experiência de construção do trabalho em rede se tornaram estratégias importantes, reconhecidas pelos dirigentes, pelos portadores da doença e pelos profissionais de saúde, ao favorecer e fortalecer o trabalho com outras associações, abrindo caminho para a participação, o compartilhamento de conhecimentos, a troca de informações e o exercício da cidadania ao reivindicar seus direitos aos órgãos governamentais. As associações enquanto rede de apoio nacional e internacional se estabeleceram como espaços organizados que deram uma crescente visibilidade à doença de Chagas e oportunidade aos seus membros de participarem e se fortalecerem coletivamente nas discussões e compartilhamento de problemas comuns.

Mais relacionados