Intervenções realizadas por enfermeiros para diminuição das readmissões hospitalares após Síndrome Coronariana Aguda: revisão integrativa de literatura
Nursing interventions to reduce hospital readmissions following Acute Coronary Syndrome: an integrative literature review

Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 31 (suppl. 4), 2021
Ano de publicação: 2021

INTRODUÇÃO:

A adoção de intervenções adequadas após a Síndrome Coronariana Aguda (SCA) está relacionada à diminuição de readmissões hospitalares. Considerando as possibilidades de intervenções multidisciplinares em diferentes níveis de atendimento à saúde, o objetivo deste estudo foi sumarizar as evidências da literatura acerca das intervenções realizadas por enfermeiros para diminuir a readmissão hospitalar de indivíduos hospitalizados por SCA.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão integrativa com buscas no(a) Pubmed, BVS, CINAHL, Web of Science e Scopus, incluindo estudos dos anos 2020 e 2021, cujos pacientes foram internados por SCA e submetidos a intervenções dos profissionais de enfermagem.

RESULTADOS:

Foram identificados 152 estudos, dos quais cinco foram incluídos na análise (três estudos clínicos randomizados, um estudo clínico não randomizado e uma pesquisa-ação participativa). O número de participantes variou de 31 a 1064, com tempo de acompanhamento de 30 dias a seis meses. As intervenções implementadas eram educativas e/ou de promoção do utogerenciamento de forma presencial, por telefone ou por meio de outros dispositivos. Intervenções longitudinais, iniciadas durante a hospitalização, impactaram as novas internações hospitalares, enquanto intervenções educativas isoladas sem apoio além do plano inicial de alta não impactaram as readmissões hospitalares.

CONCLUSÕES:

Os enfermeiros têm realizado intervenções educativas e/ou de promoção do autogerenciamento junto a pacientes com SCA, objetivando prevenir novas internações. As intervenções iniciadas durante a hospitalização com manutenção do acompanhamento profissional pós-alta, são associadas a menores taxas de readmissão hospitalar. Estudos clínicos randomizados robustos em diferentes contextos são necessários para a melhor compreensão dos componentes efetivos das intervenções, bem como volume de realização e custo-efetividade.

Mais relacionados