Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 32 (supl.2B), 2022
Ano de publicação: 2022
INTRODUÇÃO:
As curvas de deformação cardíacas derivadas de Speckle Tracking, permitem avaliação detalhada de diversos aspectos da mecânica miocárdica, entretanto o estudo de novos parâmetros é limitado por restrições impostas pelos softwares proprietários dos diferentes fabricantes. OBJETIVO:
Desenvolver um programa com interface gráfica que permita visualizar e processar as curvas de Strain e Strain Rate facilitando o desenvolvimento de pesquisas. MÉTODOS:
Inicia-se com a exportação das curvas de Strain do programa do fabricante. Elas são a entrada do software que as converte em variáveis do Matlab. Pode-se então, selecionar o exame de interesse, ou seja, paciente e janela de aquisição. As curvas de Strain e Strain Rate são exibidas e é possível selecionar os segmentos de interesse e, caso exista, outros exames do mesmo paciente com a mesma janela de aquisição. As curvas de deformação são exibidas sincronizadas com o Eletrocardiograma possibilitando ter em uma única tela o sinal elétrico e o sinal de deformação. Além disso, também é possível anotar o tempo de abertura e fechamento das válvulas com relação ao pico do QRS, que é encontrado automaticamente e pode ser editado caso necessário. As demais abas do programa apresentam as seguintes funcionalidades:
em “Curvas Separadas” é possível visualizar as porções das curvas correspondentes à fase do ciclo cardíaco desejada, na aba “Plot Simul” é possível visualizar, simultaneamente, uma janela do ventrículo esquerdo e uma de átrio esquerdo sincronizados pelos respectivos ECGs, e na aba “Doppler” é possível verificar a imagem de um doppler e utilizá-lo para demarcar os tempos de válvula. RESULTADOS:
O software funcional foi implementado em um ambulatório, sendo responsável por converter e processar curvas de mais de 2000 arquivos exportados, segmentando-os nas fases específicas do ciclo cardíaco (relaxamento e contração isovolumétricos, períodos de ejeção, enchimento rápido e enchimento lento) de exames utilizados para desenvolvimento de uma linha de pesquisa. CONCLUSÕES:
O software livre desenvolvido no IDPC permite explorar as curvas de deformação cardíaca de maneira personalizada sendo adequado ao estudo do ecocardiograma em diversas situações.