Influência das medidas de isolamento social pela Covid-19nos criadouros de Aedes aegypti em domicílios do Estado de São Paulo
Influence of social isolation measures by Covid-19 on Aedes aegypti breeding sites in households in the State of São Paulo

BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Impr.); 20 (220), 2023
Ano de publicação: 2023

Introdução:

O estudo objetivou analisar a distribuição de criadouros registrados nas atividades de avaliação de densidade larvária do Aedes aegypti em alguns anos que antecederam a pandemia de Covid-19 e que se seguiram a ela para verificar se as medidas de isolamento social impostas, que resultaram em maior tempo de permanência da população nas residências, influenciaram o comportamento dos indivíduos no que diz respeito aos cuidados relacionados à remoção de potenciais criadouros e, portanto, se alteraram o perfil e a quantidade de tipos de criadouros de Aedes aegypti no ano que se segue à pandemia de Covid-19.

Método:

Utilizaram-se dados de criadouros do mosquito no período de 2015 a 2019, antes da pandemia, e o ano de 2021, período da pandemia. Comparou-se a proporção relativa de criadouros por imóvel do estado de São Paulo em anos que antecederam a pandemia de Covid-19 com o ano de 2021 por região e total do estado.

Resultados:

Observou-se no estado de São Paulo uma média de 2,5 criadouros por imóvel de 2015 a 2019 e 3,1 no ano de 2021. Os resultados mostram que não há diferença entre a distribuição dos criadouros nos anos comparados com o ano de 2021.

Conclusão:

Apesar das medidas restritivas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19, não houve alteração na distribuição e na quantidade de criadouros por imóvel.

Mais relacionados