Aspectos psicológicos e estratégias de enfrentamento evidenciados em pacientes com doenças cardiovasculares
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Ano de publicação: 2023
As doenças cardiovasculares (DCV) fazem parte de grupo de doenças crônicas e
apresentam alto Ãndice de mortalidade. Deste modo, representam grande demanda aos serviços hospitalares, contribuindo para um número alto de internações. Apesar dos grandes avanços tecnológicos e do conhecimento clÃnico, os aspectos psicológicos ainda são pouco conhecidos.
Objetivo:
A presente pesquisa tem como objetivo verificar a prevalência de alterações psicológicas entre pacientes com DCV em tratamento ambulatorial.Métodos:
Trata-se de um estudo transversal descritivo-quantitativo. Foram aplicados um questionário sociodemográfico, o Inventário Breve de Sintomas (BSI), o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II) e a Escala Brief Cope. A coleta de dados ocorreu entre o perÃodo de março a abril de 2022, exclusivamente no ambulatório do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdomiro Cruz. As variáveis sociodemográficas e clÃnicas foram analisadas por estatÃstica descritiva – frequência absoluta e relativa, média, mediana e desvio padrão (DP).Resultados:
O estudo revelou uma prevalência de sintomas psicológicos entre pacientes com doenças cardiovasculares em tratamento ambulatorial.Conclusão:
Os principais sintomas psicológicos evidenciados foram psicoticismo, ansiedade e depressão e as principais estratégias de coping foram suporte instrumental, suporte emocional e religiosidade
: Cardiovascular diseases (CVD) are part of a group of chronic diseases and have a high mortality rate. Thus, they represent a great demand for hospital services, representing a high number of hospitalizations. Despite the great technological advances and clinical knowledge, the psychological aspects are still little known.