Res., Soc. Dev; 12 (3), 2023
Ano de publicação: 2023
INTRODUÇÃO:
A terapia com anticoagulantes orais é o esquema terapêutico complexo para a prevenção de eventos tromboembólicos. Atualmente, com todas as exigências para melhoria da qualidade assistencial e diminuição de custos na atual demanda de desenvolvimento de pesquisa, faz necessário intervenções multiprofissionais com componentes educativos para auxiliar no manejo da TACO. No âmbito da contribuição da enfermagem, a utilização de linguagem padronizada pode auxiliar enfermeiros de diferentes contextos e nacionalidades para que assim possam atuar respaldados em evidências. OBJETIVOS:
identificar na literatura as intervenções em saúde dentro da terapia e estratificá-las com nível de evidência e mapear as ações de enfermagem encontradas na literatura as intervenções/atividades propostas pela Nursing Interventions Classification. MÉTODOS:
Trata-se de um estudo de revisão integrativa, seguido de mapeamento cruzado, através da Biblioteca Virtual em Saúde, que trará artigos do IBECS, LILACS, BDENF e MEDLINE. Para realização do mapeamento cruzado foram utilizadas as regras adaptadas, baseadas em Lucena e Barros (2005). RESULTADOS:
Foram selecionados 16 artigos conforme fluxograma PRISMA, com dados sociodemográficos e nível de evidência. As intervenções para adesão foram agrupadas em grupos:
educação, autogestão e tratamento diretamente observados, com o mapeamento realizado de acordo com o Nursing Interventions Classification. CONCLUSÃO:
As intervenções incluem questões educacionais, de autogerenciamento e tratamento diretamente observado a fim de promover a adesão do paciente dentro da terapia, para isso as evidências apontam para o tratamento em centros especializados que por sua vez despendem da utilização de mhealth, pill boxes, recursos áudio visuais, cartilhas, consultas voltadas para as particularidades do paciente.