Desfechos obstétricos em parto de adolescentes: estudo transversal
Obstetric outcomes in adolescents birth: cross-sectionalstudy
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Ano de publicação: 2023
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública mundial e apresenta maior risco de morbimortalidade materna e neonatal.
Objetivo:
analisar os desfechos maternos em adolescentes de risco habitual e alto risco gestacional.Método:
Trata-se de um estudo transversal realizado com adolescentes com idade entre 10 a 19 anos. A amostra utilizada no estudo foi de 220 adolescentes. Foram utilizados como testes estatísticos o X² e, quando necessário, o teste exato de Fisher ou Mid-P. Foi considerado o valor de p<0,05.Resultados:
Observou-se que as adolescentes de risco habitual apresentaram gestação não desejada (p=0,033) e lacerações perineais durante o parto vaginal (p<0,001) e as de alto risco tiveram alterações da gestação (p<0,001), episiotomia (p= 0,038) no parto e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (p=0,015).Conclusão:
As adolescentes de alto risco gestacional necessitam de uma atenção especializada durante o ciclo gravídico-puerperal, para prevenir alterações gestacionais, quadros clínicos graves, internação em UTI e desfechos neonatais adversos, com intuito de melhorar a qualidade de vida perinatal
Teenage pregnancy is a global public health problem and presents a higherrisk of maternal and neonatal morbidity and mortality. This study aims to analyze the maternal outcomes in adolescents of usual riskand high gestational risk.