Desfechos assistenciais na implantação do protocolo minimalista de implante transcateter de válvula aórtica
Care outcomes in the implementation of the minimalist protocol for transcatheter aortic valve implantation

J. Transcatheter Interv; 31 (supl.1), 2023
Ano de publicação: 2023

INTRODUÇÃO:

A abordagem minimalista no implante transcateter da válvula aórtica tornou-se ideal tecnicamente pela redução das comorbidades pré-operatórias e consequentemente, recuperação mais rápida e com menos riscos associados comparados com a cirurgia de troca de válvula aórtica convencional. O conceito de Implante Transcateter de Válvula Aórtica minimalista é definido pela simplificação dos aspectos técnicos como anestesias local/sedação consciente, acesso percutâneo, ecotranstorácico, monitorização em unidade de pós-procedimento anestésico, associados à assistência multidisciplinar, visando simplificar os aspectos da atenção ao paciente, sem perder o foco na segurança da assistência e na obtenção dos melhores desfechos clínicos, assim como na diminuição da internação e custos hospitalares.

OBJETIVO:

Descrever desfechos assistenciais obtidos na implantação do protocolo minimalista. MÉTODOS Estudo retrospectivo, unicêntrico, realizado em uma Instituição de grande porte especializada em Cardiologia do município de São Paulo. Os dados agregados foram extraídos do laboratório de hemodinâmica da sessão de intervenção Percutânea em Valvopatias, no período de janeiro de 2022 a maio 2023. RESULTADOS Dos 106 procedimentos de Implante Transcateter de Válvula Aórtica realizados no laboratório de hemodinâmica, 94,3% foram minimamente invasivos associados a ações multiprofissional de acordo com o protocolo estabelecidos pelo Heart Team da sessão de Intervenção em Valvopatias.

CONCLUSÃO:

O Enfermeiro é o profissional essencial na gestão de recursos de materiais específicos, recursos humanos especializados e na mobilização da equipe em assistir e garantir a assistência segura no procedimento minimamente.

Mais relacionados