Valores de referência de parâmetros ecocardiográficos estruturais e funcionais para a população brasileira: avaliação de câmaras direitas - estudo de normais - DIC
Reference values ​​of structural and functional echocardiographic parameters for the Brazilian population: evaluation of right chambers - study of normals - DIC

ABC., imagem cardiovasc; 36 (3 supl. 1), 2023
Ano de publicação: 2023

INTRODUÇÃO:

A avaliação e quantificação das dimensões e função das câmaras cardíacas direitas pelo ecocardiograma auxilia no diagnóstico e prognóstico de várias situações clinicas; seus valores de referência, no entanto, refletem as características antropométricas da população estudada.

OBJETIVO:

analisar prospectivamente exames ecocardiográficos bidimensionais de indivíduos normais das diversas regiões brasileiras para a determinação de valores de referência de câmaras direitas.

MÉTODO:

Ecocardiogramas de indivíduos de ambos sexos, > 18 anos, sem doença cardíaca, sistêmica ou fatores de risco cardiovascular foram obtidos em centros das 5 regiões do Brasil e analisados offline (Ultrasound Workspace- Tomtec- Phillips) para avaliação de medidas das câmaras cardíacas direitas e função ventricular direita (VD): variação fracional da área (FAC) do VD, TAPSE, s– do VD e strain longitudinal (SL) do VD (global e parede livre) por speckle tracking. Foram analisadas as diferenças entre os sexos pelo teste t não pareado de Student.

RESULTADOS:

Foram incluídos 445 indivíduos, com idade de 42+ 15 anos, 56% do sexo feminino, sendo excluídos 40 por imagem/dados inadequados; As medidas ecocardiográficas foram realizadas em 147 indivíduos e mostraram maiores dimensões de câmaras direitas para o sexo masculino (p<0.001); para parâmetros funcionais, apenas o FAC mostrou diferença significativa entre os grupos, sendo maior para o sexo feminino (p = 0.04); os demais parâmetros funcionais ( TAPSE, S– VD, e SGL e de parede livre do VD) foram similares para ambos os sexos .

CONCLUSÃO:

Resultados preliminares da população brasileira sugerem parâmetros estruturais com maiores dimensões de câmaras direitas para o sexo masculino, o que infere que esses dados devam ser indexados para a superfície corpórea. Parâmetros funcionais, por outro lado, parecem sofrer pouca influência do sexo.

Mais relacionados