Características e diagnóstico laboratorial das infecções causadas pelo hantavírus: revisão integrativa
Characteristics and laboratory diagnosis of infections caused by hantavirus: integrative review
Rev. Cient. Esc. Estadual Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago; 9 (), 2023
Ano de publicação: 2023
A hantavirose é uma zoonose de distribuição mundial que utiliza como vetores roedores, musaranhos, toupeiras e morcegos. Os sintomas da infecção pelo hantavírus assemelham-se aos de diversas doenças, por isso o diagnóstico laboratorial é crucial para o tratamento precoce.
Objetivo:
Realizar uma revisão da literatura sobre as características e diagnóstico laboratorial da hantavirose.Métodos:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com base no modelo PRISMA, com seleção de estudos nas bases de dados Portal de Periódicos da Capes, PubMed/Medline, SciELO, ScienceDirect e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).Foram empregados os descritores:
hantavírus, diagnóstico laboratorial, exames e zoonose, em português e inglês, no período de 2015 a 2022, sendo selecionados 19 artigos científicos em atendimento aos critérios de inclusão.Resultados e Discussão:
Diversas técnicas diagnósticas podem ser empregadas em casos de hantavirose, sendo a biologia molecular a mais empregada, conjuntamente com a imunologia. Há outros recursos utilizados para monitoramento e evolução da doença, como a bioquímica, a hematologia e a imagenologia. Para a ocorrência de hantavirose é necessário um ambiente propício, clima específico e contato com hospedeiro suscetível, podendo evoluir para quadros assintomáticos ou sintomáticos com complicações graves.Conclusão:
O diagnóstico dessa doença é desafiador e requer investigação detalhada que inclua a sintomatologia do paciente, o histórico de exposição a animais reservatórios e os resultados de exames laboratoriais. Como desfechos negativos da hantavirose incluem-se a febre hemorrágica com síndrome renal, a síndrome pulmonar por hantavírus e o óbito
Hantavirus is a worldwide distributed zoonosis that uses rodents, shrews, moles and bats as vectors. The symptoms of hantavirus infection resemble those of many diseases, so laboratory diagnosis is crucial for early treatment.