Omeprazol: um inquérito sobre indicações e estratégias para promoção do uso racional na Atenção Primária à Saúde
Omeprazole: a survey on indications and strategies for promoting rational use in Primary Health Care

BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.); 24 (2), 2023
Ano de publicação: 2023

Objetivo:

Pesquisa desenvolvida para indentificar as indicações do omeprazol e estratégias para promoção do seu uso racional na Atenção Primária de uma região do município de São Paulo.

Método:

Trata-se de estudo transversal por meio de inquérito realizado com médicos e farmacêuticos.

Resultados:

Os 157 médicos participantes referiram prescrever omeprazol para doença de refluxo gastroesofágico (73,3%), úlcera gástrica decorrente de infecção por Helicobacter pylori (65,1%), síndrome dispéptica (62,3%), esofagite erosiva (46,6%), úlcera gástrica e duodenal (43,2%), úlcera gástrica secundária a anti-inflamatórios não esteroides (20,5%), condições específicas (16,4%) e outras indicações (15,8%). Os 45 farmacêuticos participantes referiram realizar orientação farmacêutica (100%), consulta farmacêutica (97,8%), reunião de equipe (73,3%), grupos educativos (68,9%), atendimento domiciliar (66,7%), educação permanente (53,3%) e abordagem voltada ao omeprazol (48,9%).

Conclusão:

A maioria dos médicos referiu prescrever omeprazol para as indicações fundamentadas por evidências científicas. A maioria dos farmacêuticos referiu desenvolver serviços clínicos para o uso racional de medicamentos e, parte deles, também para ações voltadas ao omeprazol. Um baixo percentual de farmacêuticos referiu realizar atividades educativas.

Mais relacionados