Enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na atenção primária em saúde: revisão integrativa
Coping with domestic violence against children and adolescents in primary health care: integrative review

Revista Sergipana de Saúde Pública; 2 (2), 2023
Ano de publicação: 2023

Introdução:

a violência doméstica é um fenômeno que acomete milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, desencadeando diversas consequências a curto, médio e longo prazo. Para enfrentá-la, a Atenção Primária em Saúde emerge como uma importante estratégia vistosuasingularidadenaprestaçãodosserviços.

Objetivo:

sintetizarasaçõesde enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na Atenção Primária em Saúde.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa com estudos obtidos nas bases de dados BVS MS, SciELO, PubMed e EMBASE, norteada pela pergunta de pesquisa: “Quais as ações de enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes na Atenção Primária em Saúde?”. Os estudos investigados abordam a implementação de ações preventivas, através de programas educativos: SOS ajuda para os pais, Safe Environment for Every Kids, Practicing Safety e Play Nicely, e de educação em saúde, além de relatos de profissionais da saúde frente ao enfrentamento dos casos de violência doméstica contra crianças, adolescentes e suas dificuldades.

Resultados:

a síntese foi capaz de evidenciar diferentes ações de enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes no contexto da Atenção Primária à Saúde, que demonstram sua relevância através de resultados satisfatórios.

Conclusão:

por fim, fica evidente a necessidade de maiores esforços para seu combate, tanto por meio da disseminação de informações sobre os cuidados às crianças e adolescentes e da capacitação de profissionais de saúde, quanto através do fortalecimento de outros setores da saúde

Mais relacionados