Tratamento percutâneo da insuficiência tricúspide funcional grave com implante de TricValve® em pacientes de alto risco cirúrgico
Percutaneous treatment of severe functional tricuspid insufficiency with TricValve® implantation in patients at high surgical risk

Rev. Soc. Cardiol. Estado São Paulo, Supl.; 34 (2B), 2024
Ano de publicação: 2024

INTRODUÇÃO:

A reoperação para tratamento de Insuficiência Tricúspide (IT) importante funcional isolada está associada à alta morbimortalidade. Considerando este cenário, esforços são direcionados para pesquisas envolvendo tratamento por via percutânea da valva tricúspide em pacientes de alto risco cirúrgico. Uma das soluções propostas é o TricValve®, dispositivo composto por valvas autoexpansíveis implantadas na veia cava superior e inferior, com o objetivo de reduzir a congestão venosa sistêmica e melhorar a qualidade de vida.

MATERIAL E MÉTODO:

Estudo prospectivo, observacional, unicêntrico, realizado entre 2022 e 2024.

Critérios de inclusão:

pacientes com IT importante, funcional, com insuficiência cardíaca direita refratária ao tratamento medicamentoso otimizado e sem indicação de intervenção do lado esquerdo do coração.

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO:

disfunção grave do ventrículo direito (VD) e pressão de artéria pulmonar ≥ 65mmHg. Os pacientes foram avaliados com ecocardiograma transtorácico e tomografia computadorizada. O implante do TricValve® foi realizado por veia femoral, com o dispositivo implantado nas veias cava inferior e superior, sob anestesia geral e monitorização com ecocardiograma transesofágico e fluoroscopia.

RESULTADOS:

Foram incluídos cinco pacientes, três mulheres e dois homens, com idade entre 59 e 79 anos, um deles com prótese mitral, dois mitroaórticos e dois transplantados do coração.

Ocorreu uma complicação imediata:

paralisia do nervo frênico direito confirmado por exame de imagem. Não houve mortalidade hospitalar. No seguimento médio de 15 meses (8 a 20 meses) todos os pacientes estão vivos e em quatro deles (80%) houve melhora importante da classe funcional (NYHA de III para I). O grau da IT manteve-se importante em todos os casos, houve melhora da função ventricular direita em dois pacientes (FAC de 29% para 37% e de 31% para 35%) e remodelamento do átrio direito em um paciente.

CONCLUSÃO:

Em um seguimento médio de 15 meses, o implante de TricValve® dedicado à IT funcional grave foi seguro e efetivo em melhorar a classe funcional dos pacientes. A melhora da função ventricular direita foi observada em metade dos casos.

Mais relacionados