Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.); 37 (suppl.9), 2024
Ano de publicação: 2024
INTRODUÇÃO:
Transposição de grandes artérias (DTGA) é caracterizada pela presença de discordância ventrículo arterial. Acorreção atual é realizada por meio de switch arterial ou cirurgia de Jatene. Nos casos operados no passado realizava-se procedimento paliativo de switch atrial (Senning ou Mustard). São procedimentos muito relacionados a arritmias atriais, principalmente flutter atrial (FLA) dependente do istmo cavotricuspídeo (ICT) e estão associados a manutenção do ventrículo direito (VD) sistêmico. Acombinação destes dois elementos leva a uma falência do VD sistêmico. Realizar o controle por meio de medicamentos aumenta consideravelmente a morbimortalidade. Assim, ablação pode significar saída viável para a melhora prognóstica. OBJETIVOS:
descrever abordagem do ICTpor via retro aórtica em pacientes portadores de Senning associado a FLAe disfunção ventricular. DESCRIÇÃO:
realizamos ablação em 2 pacientes portadores DTGA e cirurgia de Senning. Homens, 35 e 50 anos e FLA associado a piora da função ventricular e de classe funcional (CF). Devido aos riscos da punção transtúnel e a ausência de referências anatômicas, optou-se pelo acesso retroaórtico do VD. Para mapeamento do ICTfoi utilizado mapeamento convencional e eletroanatômico (MAPA) e ecocardiograma transesofágico (EcoTE). Construímos um mapa do túnel que direciona o fluxo das cavas para o VE por meio de acesso venoso femoral e/ou jugular utilizando cateteres decapolares. Cateter terapeutico 8mm foi introduzido no VD por via retroaórtica e utilizado para construção do mapa sistêmico. O MAPAdo ICTvia retroaórtico foi realizado com auxílio do EcoTE e radioscopia. Com o auxílio do EcoTE posicionamos o cateter de 8 mm na extremidade posterior do átrio sistêmico e construímos linha de bloqueio da extremidade em fundo cego com a cava inferior até a valva tricúspide com quebra da taquicardia. Seguimento de 8 anos e 1 ano não evidenciou novos episódios de FLA. CONCLUSÃO:
1) Arritmias atriais agravam a função ventricular em pacientes com VD sistêmico e Senning. 2) A ablação por via retroaórtica é uma opção para abordagem do ICT. 3) Ritmo sinusal e controle de FC melhoram CF e permitem postergar o transplante cardíaco via final comum desta condição.