Desvendando o coração da assistência: a importância da enfermagem nos serviços de hemodinâmica
Uncovering the heart of care: the importance of nursing in hemodynamics services

Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.); 37 (suppl. 13), 2024
Ano de publicação: 2024

INTRODUÇÃO:

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade em escala mundial. Dentre os tratamentos, as intervenções coronarianas percutâneas (ICP) desempenham um papel crucial oferecendo uma abordagem menos traumática e mais segura, além de promover uma recuperação mais rápida, reduzindo também os custos de assistência e a carga sobre o sistema de saúde, representando uma importante evolução e proporcionando benefícios significativos para pacientes e profissionais. No Brasil, as ICP integram uma área relativamente recente para a atuação da equipe médica e de enfermagem, demandando constante atualização e avanço científico. A atuação dos profissionais de enfermagem na hemodinâmica se faz de extrema importância para garantir a qualidade e segurança dos procedimentos, além da promoção do bem-estar dos pacientes. OBJETIVO(S): Destacar a relevância da enfermagem nos serviços de hemodinâmica no Brasil, ressaltando suas responsabilidades, métodos de atuação e impacto na assistência ao paciente.

MÉTODOS:

Este estudo adota uma abordagem qualitativa de revisão narrativa, adequada para explorar o estado atual do tema abordado envolvendo uma análise abrangente da literatura, sem seguir uma metodologia estritamente definida e reprodutível em termos de dados e respostas quantitativas para questões específicas, desempenhando um papel fundamental na aquisição e atualização do conhecimento.

RESULTADOS:

Embora seja crucial o papel do enfermeiro nos serviços de hemodinâmica, ainda há uma escassez de publicações que abordam a sua atuação. O mesmo é responsável por desempenhar múltiplos papéis nos serviços de hemodinâmica, desde o acolhimento e preparo do paciente até a assistência durante procedimentos e o cuidado após intervenção, além de assegurar a higienização adequada do ambiente, coordenar a equipe interdisciplinar e prover suporte emocional aos pacientes e familiares.

CONCLUSÕES:

A partir da análise bibliográfica foram encontrados apenas seis artigos que analisam e desenvolve o assunto abordado, além de destacar a importância da enfermagem nos serviços de hemodinâmica em todas as fases do cuidado e abrangendo também a gestão da unidade. Frente a isso se percebe a necessidade não somente da abordagem do tema, mas também de ações que auxiliem nas implementações e investimentos na capacitação e valorização da enfermagem para aprimorar a qualidade da assistência e contribuir para melhores desfechos clínicos e a satisfação dos pacientes.

Mais relacionados