Estratégias de segurança nos procedimentos da hemodinâmica
Safety strategies in hemodynamic procedures

Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.); 37 (suppl. 13), 2024
Ano de publicação: 2024

INTRODUÇÃO:

A segurança do paciente é uma prioridade na assistência à saúde, visando minimizar o risco de danos desnecessários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu a Classificação Internacional de Segurança do Paciente para fornecer diretrizes, estratégias e recomendações. A Seção de Cardiologia Intervencionista realiza procedimentos diagnósticos e terapêuticos complexos, com abordagem minimamente invasiva. A equipe de enfermagem desempenha um papel crucial em todas as etapas do cuidado ao paciente, desde preparo do paciente pré, trans e pós procedimento na sala de recuperação pós anestésica da Hemodinâmica. O enfermeiro atua no gerenciamento de recursos humanos e materiais, atividades assistenciais e implementação de processos relacionados à qualidade e segurança. A Instituição Pública Especializada em Cardiologia, busca certificação de Acreditação Hospitalar, implementando práticas alinhadas com metas internacionais de segurança do paciente. OBJETIVO(s): Descrever a implementação de estratégias de segurança do paciente incorporadas em um serviço de hemodinâmica.

MÉTODOS:

Estudo observacional, descritivo sobre processos implementados para segurança do paciente em um serviço de hemodinâmica. Realizado em uma instituição de grande porte especializada em Cardiologia do município de São Paulo. Para a implementação de estratégias seguiram-se as metas internacionais de segurança do paciente.

RESULTADOS:

Identificou-se das estratégias implementadas para segurança do paciente em procedimento intervencionista hemodinâmico - Conferência de Identificação do paciente com Prontuário Eletrônico; o uso do SBAR (Situação, Contexto, Avaliação e Recomendação): como Ferramenta desenvolvida para transição de cuidado e melhora da Comunicação: a Dupla Checagem de medicamentos de alta vigilância eficiente para melhora da segurança dos medicamentos; Implementação de checklist cirúrgico adaptado para a Hemodinâmica (início fevereiro de 2024); Práticas de Promoção e Prevenção de controle das infecções como práticas assépticas, a sensibilização do uso da higienização das mãos e barreiras adotadas para Prevenção de Quedas.

CONCLUSÃO:

As estratégias aplicadas por toda equipe multiprofissional, reduzem os riscos de danos ao paciente, promovendo uma cultura de segurança e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Mais relacionados