Critérios para indicação e resultados clínicos tardios da intervenção coronária percutânea na doença coronária crônica
Criteria of indications and long-term outcomes of percutaneous coronary intervention in patients with chronic coronary artery disease
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 34 (3), 2024
Ano de publicação: 2024
Nesta revisão, os autores apresentam os resultados dos mais recentes estudos
comparando tratamento médico otimizado com intervenção coronária percutânea a
ele adicionada na doença coronária estável. O conjunto de resultados permite concluir que a intervenção assim executada é superior para mais rápida e frequente redução de sintomas, inclusive em estudos controlados com grupo placebo, sem elevar o risco de relevantes complicações imediatas e tardias. Da mesma forma, somam-se evidências de metanálises mostrando a eficiência na redução de infarto espontâneo, especialmente para pacientes com maior número de vasos com obstrução severa e com disfunção ventricular.
O resultado de mortalidade total é semelhante entre as duas estratégias nesta população de relativo baixo risco, porém redução de mortalidade cardiovascular já é apontada em metanálises. Ao final, salienta-se a importância da realização deprocedimentos executados com a melhor tecnologia de imagem e fisiologia para obtenção dos melhores resultados tardios, bem como manutenção de seguimento farmacológico rigoroso a longo prazo.