Identificação e linotiparem de amostras de Salmonella paratyphi A, causadora de surto epidêmico em Tucurui, Para, Brasil, em 1980

Rev. Inst. Adolfo Lutz; 43 (1/2), 1983
Ano de publicação: 1983

Em agosto de 1980, em um canteiro de obras da hidrelétrica de Tucuruí, no Estado do Pará, ocorreu um surto epidêmico de salmonelose, durante o qual foram isoladas, no Hospital Vila Temporária, 101 cepas de Saimonellà sp., através de hemocultura e coprocultura; 62 cepas foram enviadas à Seção de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, e 39 à Seção de Bacteriologia do Instituto Evandro Chagas, Belém, onde foi feita a confirmação bioquímica do gênero e a sorotipagem. A lisotipagem de 55 cepas, efetuada no Centro de Lisotipia Entérica do Instituto Pasteur de Paris, França, demonstrou que todas pertenciam ao lisotipo lb, fato este que sugere origem única para o surto epidêmico em tela.

Todas as cepas mostraram alta sensibilidade aos antimicrobianos aos quais foram submetidas:

ampicilina, ácido nalidixico, cefalotina, estreptomicina, canamicina, cloranfenicol, tetraciclina, gentamicina, amicacina e colistina. Este foi o primeiro surto epidêmico de salmonelose por Salmonella pamtyphi A assinalado no Brasil (AU).

Mais relacionados