Determinaçäo de colesterol em carne: comparaçäo de um método colorimétrico e um método por cromatografia líquida de alta eficiência
Determination of cholesterol in meat: comparison of colorimetric and hplc methods
Rev. Inst. Adolfo Lutz; 60 (1), 2001
Ano de publicação: 2001
Foram comparados os métodos de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e colorimétrico para determinaçäo de colesterol em carnes. As etapas anteriores à quantificaçäo säo semelhantes nos dois métodos, consistindo da extraçäo dos lipídios, saponificaçäo e extraçäo da matéria insaponificável. O método por CLAE utiliza uma coluna de C18, fase móvel de acetonitrila:isopropanol (7:30) e detecçäo fixada em 210nm. O método colorimétrico envolve a reaçäo com ácido sulfúrico concentrado e ácido acético saturado com sulfato ferroso, e leitura a 490nm 10min após resfriamento. Foi analisado um total de 28 amostras de carnes bovina e suína. Näo houve diferença significativa nos resultados obtidos pelos dois métodos para todas as amostras analisadas. Portanto, qualquer um dos métodos avaliados pode ser utilizado com segurança. O método colorimétrico é mais barato e rápido, mas precisa de controle rigoroso das condiçöes da reaçäo e utiliza reagentes corrosivos. O método por CLAE näo exige atençäo constante, mas é mais oneroso e requer experiência no uso do aparelho. (AU)
A colorimetric method and an HPLC method were compared for the determination of cholesterol in meat. The steps preceding measurement were similar, consisting of extraction of the lipids,saponification and extraction of unsaponificable matter.