Avaliaçäo de métodos para determinaçäo de tricotecenos em milho por cromatografia gasosa
Evaluation of analytical methods for the determination of trichothecenes in corn by gas chromatography
Rev. Inst. Adolfo Lutz; 60 (2), 2001
Ano de publicação: 2001
Sistemas de extraçäo e limpeza foram avaliados para a determinaçäo de tricotecenos em milho por cromatografia gasosa com detector de ionizaçäo de chama. O método de extraçäo e limpeza descrito por Furlong & Soares (1995), combinado com uma coluna de limpeza preconizada pr Romer (1986), foi o sistema que apresentou melhores resultados.
Para extraçäo foi usado metanol:
cloreto de potássio 4 por cento (9:1) seguido por clarificaçäo com sulfato de amônio 30 por cento e partiçäo com diclorometano. A seguir, o extrato foi passado pela coluna de alumina:carväo (2,3:1,9) e os tricotecenos eluídos com acetonitrila:água (84:16). O extrato, após reaçäo de derivaçäo com anidrido trifluoroacético (TFAA) em piridina, foi injetado em um cromatógrafo a gás com detector por ionizaçäo em chama. As recuperaçöes médias obtidas foram 72 por cento para desoxinivalenol (DON), 88 por cento para diacetoxiscirpenol (DAS) e 87 por centopara toxina T2(T2). Os limites de detecçäo obtidos foram 30 ng/g pra DON, 50 ng/g para DAS e 40 ng/g para toxina foram 9,8,6,3 e 6,6 por cento para DON,DAS e T2, respectivamente. (AU)
Extraction and cleanup systems were evaluated for the determination of trichothecenes incorn by gas chromatography with flame ionization detector. The extraction and cleanup method describedby Furlong & Soares (1995), combined with the Romer (1986) cleanup column exhibited the best results.