Recidiva de acne após tratamento com isotretinoína oral: seguimento de cinco anos
Acne recurrence after treatment with oral isotretinoin: 5-years follow-up

Surg. cosmet. dermatol. (Impr.); 3 (3), 2011
Ano de publicação: 2011

Introdução:

A isotretinoína foi inicialmente utilizada no tratamento da acne inflamatória grave, sendo atualmente bem reconhecida como tratamento de sucesso para acne vulgar. Muitos são os fatores associados com a recorrência da doença, que varia entre 5,6% e 65,4%. Há muita controvérsia sobre a importância e a contribuição de cada um desses fatores.

Objetivos:

Determinar a taxa de recidiva dos pacientes que receberam tratamento completo com isotretinoína oral (dose entre 120 e 150mg/kg) e fatores associados ao risco.

Métodos:

Estudo retrospectivo a partir de dados de 276 pacientes tratados com isotretinoína. Após período mínimo de 30 meses a contar do término do tratamento realizou-se a aná-lise. Considerou-se recidiva o surgimento de lesões ativas que necessitassem de retratamento.

Resultados:

Houve 25,53% de recidiva nos pacientes que fizeram dose completa, e 81,03% nos que receberam dose incompleta. Os demais fatores estudados não demonstraram signifi-cância estatística.

Conclusão:

A isotretinoína oral é tratamento efetivo em produzir redução significativa e de longa duração da acne. No entanto, deve ser reforçado o fato de que recidivas ocorrem com frequência significativa principalmente quando não se atingem as doses preconizadas.

Mais relacionados