Caracterização morfométrica, molecular e verificação da capacidade infectiva de cepas de Trypanosoma cruzi, isoladas de hospedeiros humanos e não humanos no estado de São Paulo, Brasil
Ano de publicação: 2018
Teses e dissertações em Português apresentado à São Paulo (Estado) Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do título de Mestre. Orientador: Tolezano, José Eduardo
A doença de Chagas acomete milhões de indivíduos na América Latina. A migração de pessoas infectadas facilitou sua disseminação para outros continentes. O protozoário parasito Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença no homem, transmitido por insetos triatomíneos, conhecidos como barbeiros. Há, ainda, outras formas de transmissão, que incluem as vias: oral, transfusional, congênita e acidental em laboratório.
A doença apresenta fases aguda e crônica e formas:
indeterminada, cardíaca, digestiva ou mista. A diversidade biológica de T.cruzi poderia explicar a diversidade clínica e respostas dos hospedeiros. Sendo assim, os objetivos deste trabalho foram: caracterizar cepas de T. cruzi isoladas no estado de São Paulo, por análises morfométrica e molecular; correlacionar os resultados obtidos... (AU)
Chagas disease affects millions of people in Latin America. The migration of infected people has facilitated their spread to other continents. The parasite protozoan Trypanosoma cruzi is the etiological agent of this disease in humans, transmitted by triatomines insects known as "kissing bugs".