A equipe de assistência ao paciente: sua (in) satisfação no trabalho e a saúde do trabalhador

Ano de publicação: 2020
Teses e dissertações em Português apresentado à Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Escola de Saúde Pública para obtenção do título de Especialista. Orientador: Albert, Carla Estefania

Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da ESP/RS tendo como tema a equipe de assistência ao paciente, sua (in) satisfação no trabalho e a saúde do trabalhador. Pensado no trabalho como fonte de realização pessoal e a influência da intensificação laboral somado aos conflitos, justifica-se este estudo para demonstrar o conhecimento produzido na literatura científica pelas equipes de assistência ao paciente sobre a (in) satisfação no trabalho e a influência que ela causa na saúde do trabalhador. O objetivo geral foi coletar e analisar estudos recentes a respeito das equipes de assistência ao paciente que tenham como principal tema a (in) satisfação no trabalho e a influência que esse sentimento provoca na saúde do trabalhador.

Os objetivos específicos foram:

identificar os possíveis fatores do dia-a-dia da equipe de assistência ao paciente que podem influenciar na sua (in) satisfação; conhecer a importância da (in) satisfação no trabalho e o sentimento que provoca na saúde do trabalhador. O estudo caracterizase por pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que lançará mão da coleta e análise de artigos sobre o tema em foco. A pesquisa foi realizada através da busca de artigos científicos com a temática abordada, seguindo critérios de inclusão e exclusão. Após a seleção das publicações, realizou-se a leitura dos textos e organizados em uma ficha de leitura expondo os estudos selecionados conforme os objetivos da pesquisa. Os estudos foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e estruturados em categorias e subcategorias. Os achados possibilitaram refletir sobre a situação psíquica do trabalhador da área da saúde influenciada pela sua (in) satisfação laboral e exemplificaram como o trabalho pode alterar e afetar a saúde e a convivência de um ser humano nas suas relações.

Mais relacionados