Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do título de Mestre. Orientador: Dantas, Gustavo Rego Muller de Campos
Introdução:
A adolescência é uma fase da vida marcada por um complexo processo de crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, de vulnerabilidades e potencialidades. Diante disto, considerando a fragilidade existente nas estratégias e ações de participação, que visem os adolescentes integralmente, pelas Unidades Básicas de Saúde, tendo também em vista o número de casos de gravidez na adolescência, de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV, além da prevalência de doenças crônicas, como asma e Diabetes Mellitus, faz-se necessário uma qualificação na atenção a saúde dos adolescentes pelas Unidades Básicas de Saúde. Objetivos:
Neste projeto foram estabelecidos os objetivos, etapas, estratégias e atividades necessárias a alcançar o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde do adolescente, na Estratégia de Saúde da Família, em Terra Nova – Pernambuco, frente à sensibilização dos gestores e a realização de ações educativas com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família e com os adolescentes. Metodologia:
Trata-se de um estudo de intervenção, realizado no município de Terra Nova-PE, no período de janeiro/2018 a julho/2018. A população envolvida será composta pelos adolescentes, profissionais da ESF, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE). Resultados esperados:
Com o desenvolvimento desse projeto de intervenção, espera-se, a qualificação dos profissionais de saúde da estratégia de Saúde da família de Terra Nova para realização do trabalho com qualidade com os adolescentes, com ações educativas, como também a sensibilização dos gestores para que possam ver esse projeto como elemento colaborador de sua gestão, além da oferta da assistência integral a saúde do adolescente.(AU)