Projeto de intervenção: fortalecimento das ações de vigilância da leishmaniose visceral com enfoque na prevenção, monitoramento e controle do reservatório canino no munícipio de Salgueiro – PE

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco. Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do título de Especialista. Orientador: Junior, Sebastião André Barbosa

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave de evolução lenta, a sua transmissão se dá através da picada de um vetor flebotomíneo infectado. Essa doença é considerada um grave problema de saúde pública, acomete pessoas de todas as idades e, se não diagnosticada e tratada, pode ser fatal.

Objetivo:

Fortalecer as ações de Vigilância da Leishmaniose Visceral com enfoque na prevenção, monitoramento e controle do reservatório canino no município de Salgueiro – PE.

Metodologia:

Trata-se de um estudo de intervenção com período da intervenção Março/ 2018 a Dezembro/2018. Será realizado no município de Salgueiro-PE, em que será dividido em três etapas de desenvolvimento: o primeiro momento da etapa é a apresentação da proposta do projeto; a segunda é a formação da equipe que vai trabalhar com ações educativas; e a terceira etapa Incentivar a atual gestão de saúde a multiplicar as ações educativas, bem como iniciar o controle de população canina errante por meio de esterilização.

Resultados Esperados:

Intensificação da Educação em Saúde na Unidade Básicas de Saúde; a conscientização e participação comunitária em relação as medidas de prevenção e controle dos focos de transmissão; diminuição da população canina e consequentemente de LVH em humanos.(AU)

Mais relacionados