Projeto de intervenção: fortalecimento da educação permanente na atenção básica no município de Serrita-PE

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo Em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do título de Especialista. Orientador: Sá, Domício Aurélio de

Introdução:

A educação permanente em saúde é um instrumento transformador dos processos de trabalho, visando a melhoria no atendimento à população e a qualificação dos profissionais.

Objetivo Geral:

Elaborar um plano de intervenção para fortalecimento da educação permanente na atenção básica no município de Serrita - PE, visando o fortalecimento das ações em saúde pública e a redução dos encaminhamentos desnecessários aos serviços especializados.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir da coleta de dados para o projeto de intervenção (P.I) onde foi realizada através de pesquisa qualitativa e quantitativa nos sistemas de informações da Secretaria Municipal de Saúde do município, através do sistema de regulação, como também os sistemas do Ministério da Saúde. Para a análise das entrevistas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

a partir da análise dos dados emergiram duas categorias: a educação permanente em saúde como estratégia para discussão e resolução de problemas e a educação permanente contribuindo para a consolidação das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Conclusão:

a educação permanente em saúde contribui para um processo de reorientação das práticas dos trabalhadores, pela capacitação, qualificação dos profissionais da saúde, favorecendo a melhoria da qualidade da assistência.(AU)

Mais relacionados