Serviço social: uma abordagem na intersetorialidade

Ano de publicação: 2020
Teses e dissertações em Português apresentado à Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul. Escola de Saúde Pública para obtenção do título de Especialista. Orientador: Bellini, Maria Isabel Barros

O presente Trabalho de Conclusão de Curso realizou uma análise a produção bibliográfica do Serviço Social e a intersetorialidade entre as políticas públicas de assistência social e saúde. Parte-se do entendimento da prioridade em se debater sobre o tema, haja vista, que a profissão utiliza a nomenclatura da intersetorialidade em diversos setores que o Serviço Social está inserido, seja, na política de saúde, assistência social, educação, entre outras. No decorrer do trabalhe trarei um breve contexto da matéria do Serviço Social e a intersetorialidade, em sua historicidade e contemporaneidade, como trazendo conceitos das políticas de assistência social e saúde. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na base Scielo (Revista Serviço Social & Sociedade), Textos & Contexto e Temporalis, sendo as principais revistas de referência do Serviço Social, a revisão é de 2011 a 2019. Como também se realizou uma busca nos eventos que a PUCRS organiza sobre intersetorialidade, sendo eles; SERPINF, SENPINF e SIPINF. Em nível nacional foi realizado busca no maior evento nacional de assistentes sociais o CBAS.

Os descritores são:

serviço social e intersetorialidade. Durante os estudos constatou a necessidade de trazer para o trabalho as outras políticas que dão seguimento aos ordenadores sociais e convergem com as políticas de assistência social e saúde. Pretende-se com esse estudo contribuir para o arcabouço e adensamento do tema, destacar a importância da intersetorialidade, fortalecer a importância do Serviço Social na intersetorialidade, ou seja, contribuir para o fortalecimento das políticas públicas que trabalhando em torno da intersetorialidade entre as profissões.

Mais relacionados