Proposta de intervenção para diagnóstico situacional e redução do consumo de drogas entre adolescentes do município da Pedra-PE

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo Em Saúde Pública do Estado de Pernambuco para obtenção do título de Especialista. Orientador: Santana, Mauricéa Maria de

Objetivo:

Implantar atividades, disponibilizar material de apoio e apresentar um diagnóstico situacional sobre álcool e outras drogas para os adolescentes matriculados nas escolas públicas municipais ou estaduais do município da Pedra – PE.

Métodos:

A intervenção será realizada em 3 etapas sendo a primeira relacionada a busca dos escolares para realização de oficinas propiciando discussão sobre a temática álcool e outras drogas na adolescência e aplicando questionário para futura obtenção de dados. A segunda etapa compreenderá a alimentação e tratamento do banco de dados e elaboração de gráficos e tabelas. Por fim a 3ª etapa será para recomendações, elaboração de políticas públicas e promoção de responsabilidade social.

Resultados parciais:

Até o momento foi possível realizar as atividades com 20 alunos dos quais 8 do sexo masculino, 7 feminino e 5 não classificados, 30% já haviam ingerido bebida alcoólica e 15% experimentaram cigarro todos com primeira vez entre os 8 e 15 anos, porém nenhum experimentou maconha e crack. Para os que experimentaram bebida alcoólica, 50% o fizeram na casa de parentes/amigos. Para o uso de cigarro, 66,6% fizeram em casa.

Considerações finais:

A intervenção teve seu início, porém devido a demandas geradas ao Programa Saúde na Escola que geram recurso ao município houve a necessidade de adiamento, mas ainda assim foi possível observar a necessidade da intervenção devido a percepção do consumo de álcool e outras drogas pelos estudantes.(AU)

Mais relacionados