Implantação do matriciamento em saúde mental na atenção básica do município de Toritama-PE

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Governo do Estado de Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Escola de Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do título de Especialista. Orientador: Mello, Lívia Milena Barbosa de Deus e

O presente artigo aborda os caminhos de implantação do matriciamento em saúde mental na atenção básica no município de Toritama-PE, considerando-o como uma prática onde profissionais especialistas oferecem suporte técnico-pedagógico às equipes de saúde da família, além de retaguarda para melhoria do cuidado nos territórios. Objetiva intervenção objetivou implantar o matriciamento em saúde mental na atenção primária do município de Toritama-PE.

Metodologia:

A intervenção compreendeu encontros semanais nas Unidades de Saúde da Família, sendo quatro encontros por equipe.

Resultados:

Os encontros tiveram os seguintes objetivos: 1º Encontro- Reconhecimento do território e identificação dos casos com necessidades de cuidado em saúde mental; 2º Encontro- Compartilhamento do cuidado entre as equipes de saúde da família e a equipe de retaguarda; 3º Encontro- Planejamento conjunto das intervenções e apoio assistencial; 4º Encontro- Desenvolvimento de conjunto de dispositivos de cuidado no território.

Discussão:

Conclusão: Conclui-se que o matriciamento em saúde mental é uma importante estratégia para o cuidado à pessoa em sofrimento psíquico no território, bem como possibilita novos caminhos para a construção de um novo modelo de atenção a saúde mental na atenção básica.(AU)

Mais relacionados