Implantação de discussão de óbitos neonatais precoce por causas evitáveis nas unidades de saúde do município de Caruaru

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do título de Especialista. Orientador: Coelho, Jeane Grande Arruda de Miranda

A redução da mortalidade infantil representa um desafio para gestores e serviços de saúde. A mortalidade Infantil ainda é um desafio para Saúde Pública, apesar do declínio observado no Brasil e permanece como um fator preocupante no país. No intuito de intervir neste cenário, o presente estudo vem a contribuir através da investigação dos óbitos a partir da implantação de discussão de óbitos neonatais precoce por causas evitáveis nas unidades de saúde do município de Caruaru. O estudo consiste em oferecer subsídios técnico cientifico para compreensão do atual cenário epidemiológico da mortalidade neonatal precoce e o conhecimento prévio dessas causas, com o intuito de facilitar o planejamento e intervenções oportunas, que podem ser inseridas na linha de cuidado integral a saúde da gestante e do recém-nascido. Quanto a estruturação do projeto de intervenção consistirá em reuniões sistemáticas focadas nos óbitos neonatais precoce nas unidades de saúde, onde ocorrem esses eventos. As discussões serão norteadas a partir dos instrumentos oficiais preconizados pelo Ministério da Saúde.

São eles:

cópia da Declaração de Nascidos Vivos, Declaração de Óbito, Ficha de Investigação de Óbito Infantil ambulatorial, domiciliar e hospitalar. É importante ressaltar a relevância da multiprofissionalidade envolvida no grupo técnico no qual comtempla profissionais responsáveis pelos programas saúde da mulher e da criança, técnicos da vigilância em saúde, apoiadores institucionais e as equipes da s unidades básicas de saúde do município de Caruaru.(AU)

Mais relacionados