Atividade in vitro de óleos essenciais de espécies de plantas da família lamiaceae sobre candida albicans

Ano de publicação: 2021
Teses e dissertações em Português apresentado à Coordenadoria de Controle de Doenças para obtenção do título de Mestre. Orientador: Maria de Fátima Costa Pires

O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro a atividade de cinco óleos essenciais de plantas da família Lamiaceae, muito conhecidas na culinária brasileira: Ocimum basilicum L, Origanum majorana L, Origanum vulgare L, Rosmarinus officinalis L e Salvia sclarea L, bem como os compostos químicos do óleo essencial com a menor concentração fungicida mínima sobre 16 isolados biológicos de Candida albicans. Determinar as concentrações fungicidas mínimas, o efeito dos óleos e dos compostos químicos em doses subinibitórias sobre a formação de tubo germinativo e a produção de franjas, nos isolados de C. albicans, antes e após contato com os diferentes óleos essenciais e os compostos químicos. Nesse estudo, todos os cinco óleos essenciais apresentaram atividade antimicrobiana sobre os isolados de C.

albicans:

O. vulgare apresentou CFM 90 de 1,5μg/mL, seguido pelos óleos essenciais de O. marajoana 2,6 μg/mL, S. sclarea 21,93μg/mL, R. officinalis 80,85μg/mL e O. basilicum 92,25 μg/mL. Nas doses sub inibitórias os óleos essenciais de O. vulgare, R. officinalis e S. sclarea inibiram em mais de 80% dos isolados de C. albicans a formação de tubo germinativo e alteraram a produção de franjas em mais de 70% dos isolados de C. albicans. O óleo essencial de O. vulgare foi o que apresentou a menor concentração fungicida sobre os isolados de C. albicans. O composto químico carvacrol do óleo essencial de O. vulgare foi o que apresentou a menor concentração fungicida sobre os isolados de C. albicans e a menor CFM90 0,69 μg/mL. Com excessão do p-cinemo todos os compostos químicos do óleo essencial de O. vulgare inibiram a formação de tubo germinativo e inibiram a produção de franja. Pelo exposto e nas condições desse estudo, conclui-se que o óleo essencial de O. vulgare e o composto químico carvacrol apresentaram a menor concentração fungicida sobre os isolados biológicos de C. albicans.

Mais relacionados