Assistência ao pré-natal no Maranhão: modelo de estratificação e linha de cuidado da gestante
Ano de publicação: 2021
A assistência pré-natal envolve atuação multiprofissional com objetivo de garantir atendimento humanizado, interligado e eficaz, de acordo os diferentes níveis de complexidade (primário, secundário e terciário).
Dentro da linha do cuidado disponibilizada à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal devem incluir todos os cuidados essenciais para integridade da saúde do binômio materno-fetal, abrangendo ações de promoção de saúde, prevenção de agravos, diagnóstico precoce e tratamento oportuno de situações de risco e intercorrências, além de ações terapêuticas.
Neste contexto, o presente documento objetiva apresentar o modelo de pré-natal no Estado do Maranhão, a partir das orientações para linha de cuidado materno-perinatal baseada em modelo de estratificação, com interligação entre os diferentes níveis de complexidade. Além deste documento, apresentamos no formato de guia de bolso as fichas clínicas de diagnóstico e manejo das principais afecções clínico-fisiológicas e patológicas que a equipe assistencial pode encontrar durante a assistência pré-natal.