Ações educativas para incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade na cidade de Sanharó -PE
Ano de publicação: 2021
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco para obtenção do título de Especialista. Orientador: Aline Priscila Rego de Carvalho
A educação em saúde se caracteriza como uma prática social que atua centrada na problematização do cotidiano e na valorização da experiência de indivíduos e grupos sociais com o foco em ações de caráter educativo que possa estimular o trabalho participativo e intersetorial, como também estabelecer estratégias para subsidiar a compreensão das condições de vida das pessoas. Vê-se tal cenário como importante para o papel do trabalhador em saúde no desenvolvimento das ações educativas, uma vez que ele é um facilitador do processo de aprendizagem quando percebe os conflitos e visões que influenciam na vida dos diferentes grupos. Visto como prática social, a educação em saúde, passa a ser repensada como um processo capaz de desenvolver a reflexão e a consciência crítica das pessoas sobre a causa de seus problemas de saúde. Dessa forma, esse projeto objetiva implementar ações educativas como estratégia para aumentar a adesão das mulheres ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida no município de Sanharó. Trata-se de uma pesquisa-ação, voltada para a resolução do problema no meio social estudado. Portanto, espera-se que as participantes do projeto compreendam a importância do aleitamento materno, bem como as vantagens do AME e, dessa forma, haja um aumento do índice do mesmo no município.(AU)
Health education is characterized as a social practice that operates centered on questioning everyday life and valuing the experience of individuals and social groups with a focus on educational actions that can stimulate participatory and intersectoral work, as well as establish strategies to support understanding of people's living conditions. This scenario is seen as important for the health worker's role in the development of educational actions, since he is a facilitator of the learning process when he perceives the conflicts and views that influence the lives of different groups. Seen as a social practice, health education starts to be rethought as a process capable of developing reflection and critical awareness of people about the cause of their health problems. Thus, this project aims to implement educational actions as a strategy to increase women's adherence to exclusive breastfeeding up to the sixth month of life in the municipality of Sanharó. This is an action-research, aimed at solving the problem in the social environment studied. Therefore, it is expected that the project participants understand the importance of breastfeeding, as well as the advantages of EBF and, thus, there is an increase in the EBF rate in the municipality.(AU)