Assistência ao parto no município de Francisco Morato: o que dizem as mulheres?

Ano de publicação: 2023
Teses e dissertações em Português apresentado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde para obtenção do título de Professor Titular. Orientador: Lucena, Fabiana Santos

O modelo de atenção ao parto prevalente no Brasil é marcado pela adoção excessiva de intervenções, uso de tecnologias duras e de práticas corriqueiras que desconsideram evidências científicas e a subjetividade intrínseca da experiência de parir.

Objetivo:

Analisar a percepção das mulheres em relação a assistência recebida durante o trabalho de parto/parto no município de Francisco Morato.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada no município de Francisco Morato. Foram entrevistadas 11 mulheres a partir de entrevista semiestruturada e foi realizada a análise a partir da técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

A partir dos estudos analisados constatou-se que a percepção que as mulheres tiveram sobre a assistência recebida durante o trabalho de parto/parto foi marcada pelo despreparo e pelo medo do parto normal. Destacou-se também o fato de que práticas humanizadas na assistência ao parto coexistem com práticas não ancoradas em evidências científicas ou nas boas práticas de assistência ao parto.

Conclusão:

Conclui-se a importância de continuar lançando luz sobre a assistência ao parto para pensar em melhorias e na efetiva implementação das boas práticas e das tecnologias mais adequadas e condizentes com as evidências científicas que coloquem a mulher no centro.

Mais relacionados