Ano de publicação: 2021
Teses e dissertações em Português apresentado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde para obtenção do título de Doutor. Orientador: Trindade, Maria Angela Bianconcini Trindade
Introdução:
A hanseníase, doença infectocontagiosa crônica, é causada pelo Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen e compromete em especial nervos e pele. O tropismo neural do bacilo pode provocar ausência ou diminuição da sensibilidade e alterações motoras, levando a deformidades e deficiências físicas irreversíveis. Pesquisas mostraram que pessoas com hanseníase apresentam alterações no equilíbrio postural. No entanto, a avaliação clínica do equilíbrio não está incluída nas recomendações do Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde. Um instrumento de avaliação clínica do equilíbrio, o Mini-BESTest mostrou ser abrangente e possível de ser utilizado em diversas doenças ou condições que possam comprometer o equilíbrio postural. Objetivo:
O objetivo deste estudo foi identificar se há comprometimento do equilíbrio dinâmico em pessoas com hanseníase nos subsistemas avaliados por meio do Mini-BESTest. Métodos:
Foi realizado estudo transversal com 54 pessoas em seguimento para hanseníase no SUS-Sorocaba, entre os meses de setembro a novembro de 2019. Foram coletados dados por anamnese e aplicação de dois testes avaliativos:
Avaliação Neurológica Simplificada e Mini-BESTest. As variáveis de interesse foram o grau de incapacidade física (GIF 0, 1, 2) e os escores fornecidos pelo Mini-BESTest. Para análise, os casos foram agrupados em dois grupos, de pessoas sem incapacidade física (GIF 0) e com incapacidade física (GIF 1 e 2) relacionada à hanseníase. Resultados:
Na comparação do desempenho no Mini-BESTest entre os grupos houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) nos escores de todos os subsistemas e no escore final do teste. O melhor desempenho na avaliação dos subsistemas ocorreu no grupo sem incapacidade física. Conclusões:
Concluiu-se que houve alterações nos subsistemas do equilíbrio postural, avaliados pelo Mini-BESTest, em pessoas com incapacidades físicas relacionadas à hanseníase, sendo esse um bom instrumento para utilização na prática clínica do fisioterapeuta. Potencial de aplicabilidade:
Trata-se de um método barato, de fácil e rápida aplicação, capaz de contribuir para o aprimoramento dos cuidados em hanseníase.