Ano de publicação: 2023
Teses e dissertações em Português apresentado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Instituto de Saúde para obtenção do título de Doutor. Orientador: Bortoli, Maritsa Carla de
Introdução:
O acesso na atenção primária está relacionado à qualidade do cuidado prestado e deve suprir as demandas. Existem três modelos descritos de organização da agenda (tradicional, carve-out e acesso avançado). Este estudo tem por objetivo levantar estratégias efetivas de agendamento de consultas na atenção primária que sejam efetivas para o acesso. Metodologia:
Elaborou-se uma Síntese de Evidências para Políticas. A pergunta de pesquisa foi construída com base no acrônimo PCC:
P (população) = usuários, profissionais e gestores da UBS; C (conceito) = intervenções efetivas para o agendamento de consultas; C (contexto) = atenção primária à saúde. A busca foi realizada em dez bases de dados da literatura científica e em uma base de literatura cinzenta. Os estudos passaram pelas etapas de triagem, elegibilidade e extração. Em seguida, foi realizado um Diálogo Deliberativo com a participação de atores sociais, buscando discutir aspectos relacionados à implementação das estratégias. Resultados:
Foram identificadas diversas estratégias efetivas, agrupadas por similaridade de temas em seis opções: 1) Ampliação da oferta de consultas do dia; 2) Monitoramento por equipes multidisciplinares; 3) Aumento da capacidade; 4) Pacotes de intervenção; 5) Intervenções prévias ao agendamento da consulta; 6) Regulação entre os níveis de atenção. As considerações sobre implementação e equidade resultaram de estudos nacionais em nova busca e a partir dos resultados do diálogo de políticas Discussão:
Essas opções podem ser implementadas de forma parcial ou completa, associadas ou não. Faz-se necessário observar barreiras e facilitadores para a implementação de cada uma delas em relação à quatro níveis: usuários do serviço, profissionais, organização dos serviços e sistemas de saúde. A participação de atores-chave e a valorização das evidências locais são aspectos importantes para a implementação de qualquer opção escolhida pelos gestores. Conclusão:
A síntese oferece o embasamento teórico, mas apresenta limitações e os resultados precisam ser considerados com cautela para a realidade brasileira.