Atualização da relação de bens patrimoniais da auditoria geral do SUS
Update on the realization of heritage assets from the SUS general audit

Ano de publicação: 2023
Teses e dissertações em Português apresentado à Escola de saúde Publica de Mato Grosso para obtenção do título de Mestre. Orientador: Julia M. Vicente de Assis

Introdução:

As organizações vem buscado soluções básicas, porém eficientes para aperfeiçoar seus processos, dentre eles a gestão dos bens móveis e materiais necessários para a execução de sua atividade finalística. Na Administração Pública, especificamente no Poder Executivo do Estado, a Controladoria Geral do Estado - CGE é o órgão habilitado para realizar Auditoria Interna de todos os setores, competindo-lhe o monitoramento e a fiscalização do gasto público e a implementação de medidas para a correção de falhas e melhorias dos processos. O órgão de auditoria conta com o apoio das Unidades Setoriais de Controle Interno – UNISECI, que são unidades instaladas nos órgãos e entidades, cuja atribuição é verificar e assegurar o cumprimento dos planos de melhorias resultantes das auditorias relizadas pela CGE. Não é incomum, que hajam apontamentos da Auditoria Interna quanto as inadequações na gestão dos bens móveis.

Justificativa:

Em 2022, foram instituídas por meio da Portaria nº 399/2022/GBSES, publicada na edição nº 28.262 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, a Comissão e Subcomissões de Inventário de Bens Móveis Permanentes da Secretaria de Estado de Saúde – SES, com o objetivo de executar e coordenar as atividades de verificação da disposição física e registro sistêmico dos bens móveis permanentes de todas as unidades administrativas que compõem a estrutura da Secretaria, com fundamento nos diplomas normativos vigentes que regulamentam a matéria de patrimônio público.

Objetivo:

Propor um método de trabalho para implementação no gerenciamento e controle dos bens móveis permanentes da Auditoria Geral do SUS, unidade administrativa vinculada à Secretaria de Estado de Saúde – SES-MT.

Metodologia:

Projeto de Intervenção, desenvolvido na Auditoria Geral do Sistema Único de Saúde – SUS que envolve levantamento documental e uso das ferramentas: 5W3H, Diagrama de Afinidades, Brainstorming.

Resultado:

Construção de ferramentas que auxiliam o auditor de saúde a regularizar e manter o controle dos bens móveis permanentes sob sua guarda patrimonial.

Considerações finais:

Os controles e procedimentos para regularização patrimonial aplicados na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso implicam no aumento da segurança patrimonial do órgão, além elevar a qualidade do trabalho finalístico desenvolvido pela SES. As ferramentas propostas evidenciaram as vulnerabilidades no gerenciamento dos bens móveis da unidade administrativa Auditoria Geral do SUS, e, por consequênica, opotunizaram as melhoria dos processos, a organização metódica das ações implementadas, a definição de responsabilidades e a aplicação de metodos e recursos para sanar as inconsistências detectadas e elevar o desempenho da equipe, no que se refere à manutenção do controle patrimonial

Mais relacionados