Tratamento da fase crônica da Doença de Chagas: revisão sistemática
Treatment of chronic phase of Chagas Disease: systematic review

Rev. bras. anal. clin; 49 (4), 2017
Publication year: 2017

A tripanossomíase americana, mais conhecida como Doença de Chagas (DC), tem por agente causal o Trypanosoma cruzi (T. cruzi). Para efeitos práticos, o tratamento da DC pressupõe uma terapêutica específica e sintomática, embora haja divergências quanto às porcentagens de cura no tratamento etiológico da DC.

Objetivo:

Realizar uma revisão sistemática da literatura avaliando a eficácia do tratamento durante a fase crônica da DC.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Medline, Lilacs, Cochrane e SciELO, para identificar estudos relevantes, utilizando os descritores "Chagas disease AND treatment", "trypanossomiasis AND treatment", "Chagas disease AND benzonidazole" e "trypanossomiasis AND benzonidazole", onde foram avaliados os artigos publicados nos últimos dez anos. Para avaliação da qualidade metodológica dos ensaios clínicos randomizados controlados utilizou-se o escore Jadad, e para estudos observacionais, o instrumento de avaliação crítica utilizado foi a escala de avaliação Newcastle-Ottawa.

Resultados:

Foram encontrados 1.645 artigos nas diferentes bases de dados, sendo quatro incluídos para análise (dois ensaios clínicos randomizados e dois estudos caso controle).

Conclusão:

Os resultados demonstram que o tratamento etiológico da DC pode trazer benefícios durante a progressão clínica da doença e fornecer melhor prognóstico para os pacientes, particularmente quando administrados na forma indeterminada da doença

More related