Etiologia e epidemiologia da tinea capitis: relato de série de casos e revisão da literatura
Etiology and epidemiology of tinea capitis: case-serie report and literature review
Rev. bras. anal. clin; 51 (1), 2019
Publication year: 2019
Dermatofitose é uma micose superficial, causada por fungos filamentosos denominados dermatófitos, que são capazes de degradar estruturas queratinizadas.
Os agentes dessas infecções em humanos pertencem a três gêneros:
Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton. O objetivo deste trabalho é revisar os estudos epidemiológicos e relatos de casos de tinea capitis, a partir de artigos publicados entre 2000 e 2018. Com base nos dados analisados, o gênero masculino foi o mais afetado pela tinea capitis e a faixa etária mais relatada foi a de indivíduos menores de 10 anos.As principais espécies isoladas foram:
T. tonsurans e M. canis, sendo o primeiro mais encontrado nas regiões norte, nordeste e centro-oeste, e o segundo, nas regiões sudeste e sul do Brasil. Nos relatos de casos foram reportadas lesões com diferentes características, sendo algumas mais inflamatórias, eritematosas, com pústulas, placas de alopécia ou descamativas do que outras. Dor e prurido foram sintomas observados em alguns casos. A griseofulvina e os derivados azólicos foram os principais fármacos empregados na terapia, ainda que em associação em alguns casos. As avaliações dos tratamentos empregados nos casos de tinea capitis devem ser minuciosamente realizadas, visto que há relatos de casos em que a reposta terapêutica não é eficiente, agravando as lesões e prolongando o tempo de tratamento.
Dermatophytosis is a superficial mycosis, caused by filamentous fungi called dermatophytes, which are capable of degrading keratinized structures.