Endocardite fúngica por trichosporon Asahii: relato de um caso raro em imunocompetentes
Fungal endocarditis due to trichosporon Asahii: a rare case report in immunocompetent subject
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo; 29 (1 (Supl)), 2019
Publication year: 2019
Relatar o caso de um paciente com múltiplas trocas valvares aórticas, imunocompetente, com diagnóstico de endocardite fúngica por T. asahii.
Relato do caso:
Homem, 63 anos, com história de febre reumática e quatro trocas da valva aórtica que evoluiu com sintomas de insuficiência cardíaca aguda e febre. Não foi encontrada nenhuma evidência de imunossupressão. Os exames laboratoriais demonstraram anemia e plaquetopenia leves, com leucograma normal e elevação de lactato desidrogenase e proteína C reativa. O ecocardiograma revelou insuficiência aórtica importante e múltiplas vegetações na valva aórtica. T. asahii foi isolado em duas hemoculturas, sendo iniciada a administração de anfotericina B. O paciente necessitou de cirurgia de emergência para nova troca valvar por deterioração clínica. Em decorrência de complicações intraoperatórias, evoluiu para óbito.Discussão:
O diagnóstico e o tratamento da endocardite por T. asahii não estão bem estabelecidos na literatura. Os antifúngicos disponíveis atualmente são triazóis e anfotericina B, com evidências que sugerem superioridade dos triazóis, mas a cirurgia é necessária por ineficácia desses fármacos isoladamente.Conclusões:
Faltam dados sobre o tratamento medicamentoso mais eficaz e seguro para a endocardite por T. asahii. Neste caso, as trocas valvares prévias agregaram dificuldade técnica ao novo procedimento, que resultou em evolução desfavorável. Não há dados de literatura sobre o momento ideal para troca valvar em pacientes com múltiplas trocas valvares prévias
To present the case report of an immunocompetent patient with multiple
aortic valve replacements, diagnosed with fungal endocarditis due to T. asahii.