Neurose obsessiva e ódio narcísico
Obsessive neurosis and narcissistic hate
Neurosis obsesiva y odio narcísico
Névrose obsessionnelle et haine narcissique

J. psicanal; 52 (96), 2019
Publication year: 2019

O Homem dos Ratos representou uma reviravolta na metapsicologia freudiana. Até então, a psicanálise tinha como pedra de toque uma teoria do recalque do desejo, e o paradigma da psicopatologia era a histeria. O estudo da neurose obsessiva, por sua vez, revelou a importância do ódio. Neste artigo, apresentaremos a história do Homem dos Ratos para, em seguida, trabalharmos a hipótese de que, com a publicação de "Os instintos e seus destinos", a paranoia passou a ser reconhecida como o âmago da subjetividade. Na medida em que a diferenciação entre o sujeito e o objeto se dá por meio do ódio, Freud defenderá que este é precursor do amor. Ilustraremos, com base na história do Homem dos Ratos, o vínculo entre ódio e narcisismo, revelando em que medida a paranoia se localiza no seio das relações objetais.
The Rat Man's case represents a turning point in Freudian metapsychology. Until that moment, psychoanalysis had as a touchstone a theory of the repression of desire, and hysteria was the paradigm of psychopathology. The study of obsessional neurosis, in turn, revealed the importance of hate. This article will present the story of the Rat Man and work on the hypothesis that, with the publication of "Instincts and their vicissitudes", paranoia came to be recognized as the core of subjectivity. Since the subject's differentiation from the object only happens through the emergence of hate, Freud will argue that hate is the forerunner of love. This article will illustrate, through the history of the Rat Man, the bond between hate and narcissism, revealing that paranoia is located in the heart of object relations.
El Hombre de las Ratas representó un giro en la metapsicología freudiana. Hasta entonces, el psicoanálisis tenía como piedra de toque una teoría de la represión del deseo, y el paradigma de la psicopatología era la histeria. El estudio de la neurosis obsesiva, a su vez, reveló la importancia del odio. En este artículo, presentaremos la historia del Hombre de las Ratas para luego trabajar la hipótesis de que, con la publicación de "Pulsiones y destinos de pulsión", la paranoia pasó a ser reconocida como el núcleo de la subjetividad. Como la diferenciación entre el sujeto y el objeto se da a través del odio, Freud defenderá que el odio es precursor del amor. Ilustraremos, a partir de la historia del Hombre de las Ratas, el vínculo entre el odio y el narcisismo, revelando cómo la paranoia se ubica en el seno de las relaciones objétales.
L'Homme aux Rats représente un tournant dans la métapsychologie freudienne. Jusque-là, la psychanalyse avait pour pierre de touche une théorie du refoulement du désir et l'hystérie était le paradigme de toute psychopathologie. L'étude de la névrose obsessionnelle a à son tour révélé l'importance de la haine. Dans cet article, nous présenterons l'histoire de l'Homme aux Rats pour ensuite travailler sur l'hypothèse selon laquelle, avec la publication de "Pulsions et destins de pulsions", la paranoïa a commencée à être reconnue comme le noyau de la subjectivité. Alors que la différenciation du sujet par rapport à l'objet se fait par la haine, Freud affirmera que la haine est le précurseur de l'amour. Nous illustrerons, à partir de l'histoire de l'Homme aux Rats, le lien entre la haine et le narcissisme, en montrant comment la paranoïa se situe au cœur des relations d'objet.

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